terça-feira, 4 de outubro de 2011

The 69 Eyes

The 69 Eyes é uma de minhas bandas favoritas... Por isso resolvi posta algo sobre ela, afinal tem muita gente que não conheçe, e outras que rotulam a banda, enfim inicialmente, o estilo do 69 Eyes era glam metal e hard rock, influenciados por bandas como o Motley Crue. Até que começaram a incorporar mais influências de bandas goticas. O som  foi descrito como uma mistura da melancolia do rock gótico com guitarra-powered rock'n'roll. A música continuou a mostrar a influência de artistas do rock como The Doors, Elvis Presley, Hanoi Rocks e Sisters of Mercy, bem como filmes de vampiro e literatura. O termo "goth 'n roll" é usado pelos fãs para descrever seu estilo. Nos últimos anos, com o lançamento Back in Blood o som da banda voltou um pouco as origens, embora o imaginário gótico e temas líricos permanecem em seu estilo.
Tudo  surgiu no início  de 1990 com Jyrki,Willian e Bazie. Jyrki escrevendo as letras e Bazie compondo as músicas. Logo se juntou Timo-Timo como guitarrista base e na seqüência Archzie no baixo. A princípio contavam com um baterista chamado Lotto, mas este abandonou a banda antes mesmo de começarem a gravar o primeiro disco, dando lugar a Jussi e assim se completou a banda.

Nos primeiros anos as músicas eram um rock n roll sujo com sabor dos anos 80, lembrando Iggy & The Stooges, Motorhead , etc. Assinaram com a companhia independente Gaga Goodies Records. Lançaram seu primeiro single “Sugarman” em 1990. Depois o primeiro disco “Bump´n´Grind” (1992), “Savage Gardem” em 1995, uma regravação para os fãs japoneses, “Motorcity Resurrection”, com covers do KISS, Iggy & The Stooges, Alice Cooper entre outros, também em 95.
Aos poucos vão se convertendo em uma banda mais obscura, adentrando em um estilo mais relacionado ao gothic rock. Nota-se uma mudança já no álbum “Wrap Your Troubles In dreams”, onde as músicas não soam tão felizes como antes. Para acentuar essa nova intenção, gravam um cover de “Call Me”, da banda Blondie.
Em 1998 já promoviam uma nova demo, “Wasting The Dawn”, por Helsinki  e num show em um dos bares da capital finlandesa, o Rock Córner Bar, conheceram Ville Valo, vocalista do HIM que, por sua vez, passou a fazer parte da história da banda.
A banda se consolida de vez no panorama musical Gótico com o Single “Gothic Girl”, lançado em 2000, do seguinte trabalho “Blessed Be”. Este foi responsável pelo primeiro disco de ouro da banda e foi produzido por Johnny Lee Michaels, o “sexto” integrante da banda. Lee Michaels, além da produção, se encarregou dos arranjos de todas as músicas, dos teclados e das programações do novo álbum.
No final de 2000 lançaram o single “Brandon Lee”, que permaneceu 14 semanas no TOP 20 e o vídeo foi um dos mais solicitados durante meses no canal alemão, VIVA 2. Em fevereiro de 2001 lançaram o single “The Chair”, o terceiro do disco “Blessed Be”, e na metade do ano o quarto, o single “Stolen Season”.
Em outubro começaram a gravação do novo disco “Paris Kills” e o primeiro single deste disco, “Dance D`amour” saiu em dezembro e permaneceu 5 semanas sendo o nº. 1 na lista de singles na Finlândia, dando o segundo disco de ouro à banda. “Paris Kills” foi lançado em maio de 2002 consagrando a banda como uma das mais importantes e relevantes da Finlândia e da cena gótica européia em geral. “Paris Kills” permaneceu semanas como nº. 1 nas rádios finlandesas e chegou ao disco de ouro em só um mês, junho de 2002, e de platina uns poucos dias depois.
O segundo single do disco foi “Betty Blue”, No dia 23 de novembro, em mais um show na Finlândia com entradas esgotadas, na casa de shows Tavastia, em Helsinki, foi gravado o dvd “Helsinki Vampires”, que foi lançado.
Em  2003 foi lançado o terceiro single do disco, “Crashing High”, e no final de 2003 foi lançado o disco “Framed Im Blood”, um recompilatório de músicas de maior sucesso dos discos anteriores.
Já em  2004, enquanto a banda seguia fazendo vários shows na Finlândia e Jyrki e Jussi atuando com DJs em vários lugares da Europa, lançam o single “Lost Boys” e em setembro o segundo single “Devils”pouco antes do lançamento do disco com o mesmo nome.
Em 2005, a banda relançou o álbum “Motorcity Resurrection” em uma versão expandida com 22 músicas, na Finlândia, e no embalo, o terceiro single “Feel Berlin” Em janeiro de 2005, a banda recebe disco de ouro pelas vendagens de “Devils”, e para promover ainda mais o novo disco, a banda grava dois clipes, “Devils” e “Lost Boys”, esse último, sendo filmado nos EUA e dirigido por Bam Margera.

Integrantes


  • Jyrki 69 -vocal
  • Bazie guitarra
  • Timo-Timo guitarra
  • Archzie baixo
  • Jussi 69 bateria


Discografia

Álbuns

  • Bump'N'Grind 
  • Motor City Resurrection  (Japan only)
  • Savage Garden 
  • Wrap Your Troubles In Dreams 
  • Wasting The Dawn 
  • Blessed Be 
  • Blessed Be (limited Collector's Edition: 2 CD's)
  • Paris Kills 
  • "Framed In Blood" The very Blessed of The 69 Eyes 
  • Devils 
  • Angels 
  • Hollywood Kills - Live At The Whisky A Go Go 
  • Back In Blood 


Singles

  • Sugarman
  • Babarella 
  • Juicy Lucy 
  • Higt Times - Low Life 
  • Music For Tattooed, Ladies & Motorcycle Mamas Vol. 1, 
  • Suck My Myke 
  • Never Too Lound!!! 
  • Velvet Touch 
  • The Chair 
  • Stolen Season 
  • Dance D'Amour 
  • Betty Blue 
  • Crashing High 
  • Lost Boys
  • Devils
  • Perfect Skin 
  • Never Say Die 
  • Gothic Girl 

Videografia

  • Motor City Resurrection '92-'93
  • Savage Tales '95-'96
  • Helsinki Vampires 

Nenhum comentário:

Postar um comentário